domingo, 23 de janeiro de 2011

2011 - Está na hora de tirar seus planos do papel

Começo de ano, todos têm aquele velho e conhecido desejo quando o assunto é atividade física: Emagrecer! Os “quilinhos a mais”, tão indesejados pelas mulheres, hoje em dia assustam e preocupam também o público masculino. Por que cansamos de esperar sempre uma certa segunda-feira para dar início a algum tipo de dieta? Por que é tão difícil se engajar em uma atividade física, por mais simples que ela seja? Afinal, por que vivemos em briga com a balança e, muitas vezes, saímos perdendo?

Hoje em dia, a classificação de obesidade vai muito além do cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal). Por trás do “título” de obeso, portador de sobrepeso, entre outros, temos diversas doenças que irão modificar o metabolismo de tal forma, que a tarefa de emagrecer, a cada dia será mais difícil. Por isso, quando pensamos em perder peso, aquela velha ideia de só fechar a boca se torna ultrapassada e simplista, uma vez que o emagrecimento é uma soma de fatores que, juntos, contribuirão para a pessoa adquirir saúde acima de tudo.
O primeiro passo rumo ao tão desejado “emagrecer” (que prefiro chamar de obter saúde) é consultar um médico e realizar todos os exames a fim de diagnosticar possíveis restrições à prática de atividade física e/ ou doenças metabólicas, como hipertensão, altos índices de colesterol e triglicérides, entre outros. 
Com esse aval médico, reavaliar seus hábitos alimentares é o segundo passo! Consultando sempre um profissional, o candidato poderá avaliar sua maneira de se alimentar, possíveis vícios, além de planejar uma alimentação adequada ao seu ritmo de vida. E, por último, e não menos importante, o exercício físico. Defina uma meta semanal de gasto de calorias! Que tal focarmos em 1000kcal/ semana? Em uma hora de exercícios resistidos combinados (treinamento em circuito na musculação), são gastas 560kcal (ACSM). Podemos combiná-los com caminhada vigorosa (em 60 minutos, aproximadamente são gastas 384kcal). A opção é sua!
Somamos esse gasto semanal ao nosso gasto energético basal (que é o gasto calórico que uma pessoa tem, em Kcal, para manter suas atividades vitais – dormir, comer, andar, etc – que somam em média 2.900kcal/dia). A partir daí a matemática é simples: a soma de exercício físico e dieta provoca o déficit calórico (o tão desejado ponto em que gastamos mais calorias do que consumimos, o que nos leva à redução de peso). 
No processo de obtenção da saúde, o grande erro que cometemos é a impaciência. Pense bem: quanto tempo seu corpo levou para “alcançar seu peso atual”? Você possuía hábitos de vida que lhe traziam benefícios? Portanto, não será de uma hora para outra que você alcançará o peso ideal, e muito menos apenas um dos fatores descritos acima o levará até ele. Dê tempo para que seu corpo se adapte aos exercícios e à nova conduta alimentar, “escute” seu corpo (geralmente ele manda mensagens através dos exames médicos) e pense em longo prazo. Enfim, cada dia que passa é um passo em direção à saúde.
Não deixe de se exercitar! A persistência é a chave para uma vida saudável, lembre-se que todo dia é dia de começar! Não espere que na semana que vem um amigo te acompanhe, não fique esperando o “depois do feriado”, ou qualquer outra desculpa do tipo. Você precisa tomar a iniciativa! Está esperando o quê?


- artigo publicado no jornal Gazeta do Ipiranga, edição do dia 21/01/2011

7 comentários:

  1. Ótimo artigo, Guilherme! Parabéns pelo blog e parabéns por agora estar publicando em jornais!

    Divulgue aí no blog!

    abração
    Cesar

    ResponderExcluir
  2. Gui!
    O texto está muito bem escrito.

    O desafio de fazer os planos e traduzí-los em ações é muito grande; entretanto, acredito que com a ajuda certa (um profissional como você, por exemplo!) essa missão se torne menos difícil, podendo até se tornar prezeirosa!

    Estou seguindo o blog, parabéns pela iniciativa!

    Um abraço,

    Gu

    Visite meu novo texto (25/01/11) e comente também:

    http://goo.gl/bnjbh

    ResponderExcluir
  3. Boa Zuim ... Texto está ótimo, sem eu precisar ver. Ficou excelente. Parabéns garoto ... Marcel Salim

    ResponderExcluir
  4. Zelar pela saude e bem estar eh um assunto cada vez mais presente na cabeça da nova geração. O ditado... “deixa o regime pra segunda-feira” já esta mais do que ultrapassado. As pessoas preocupam-se cada vez mais em atitudes que vao além da vaidade;.esse ritmo de vida moderno torna a atividade física uma pratica necessária para garantirmos o bom desempenho físico e, principalmente, a qualidade emocional.
    O artigo “Esta na hora de tirar seus planos do papel” eh mais do que informação eh um convite para fazer parte dessa geração que procura viver intensamente as coisas boas da vida.
    Parabéns Gui... por mais esta iniciativa! Bjito Tati

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo Artigo, é sempre bom saber que ainda existem profissionais que estão preoculpados com o bem estar das pessoas.E por saber que você é um desses profissionais fica um pedido e uma sugestão:
    Publique mais artigos sobre como manter a saúde através das atividades físicas.
    Fico no Aguardo
    Abraços

    Sandor

    ResponderExcluir
  6. Gui,sábias palavras!!!!
    Otimo texto para todos os leitores.Fica registrado o seu incentivo e tbm uma pequena puxada de orelha nos seres humanos.
    A saúde é sempre a última a ser lembrada ...sendo que na verdade ...ela tem que estar em primeiro lugar.Sem sáude não da pra viver!!!!!!!
    Sucesso sempre em sua vida!!!
    bj
    Erica

    ResponderExcluir
  7. Adorei o comentário. Fico feliz em saber que outras pessoas vão poder usufruir de suas dicas preciosas para o corpo e saúde. Falo isso por experiência própria pois obtenho grandes resultados com seus treinamentos.
    Odete Nascimento

    ResponderExcluir