quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A importância da avaliação física

O primeiro passo foi dado: você percebeu a importância de praticar algum exercício físico para melhorar sua saúde. Ótimo! Mas antes de dar início a qualquer prática esportiva (desde uma simples caminhada em torno do quarteirão de casa até uma rotina mais intensa dentro da academia), fazer uma avaliação física é indispensável, não só para sua segurança, como também para o auxílio do profissional, quando este for prescrever o tipo e a intensidade da sua nova atividade.
Em uma avaliação física completa é mensurada a sua condição cardiorrespiratória e a sua composição corporal, além da realização de testes de flexibilidade, desvios posturais e neuromusculares (com intuito de avaliar sua força em determinados músculos).
O teste de VO²máx (que mostra o consumo de oxigênio do organismo), indicará qual será a melhor faixa de frequência cardíaca a ser trabalhada no seu caso, de forma a não deixar que seu organismo ultrapasse certos limites, e ao mesmo tempo não permitindo que a intensidade se torne tão baixa a ponto do exercício ser ineficiente.
A composição corporal é medida através do peso (pela velha e boa balança), altura, idade, perímetros (circunferências de membros e tronco) e dobras cutâneas (medidas por um instrumento que afere a quantidade de gordura acumulada em locais pré-determinados). A soma desse conjunto mostrará como está distribuído o seu peso corporal, que antes era expresso por um simples número, agora é subdividido em um percentual de massa magra e um percentual de massa gorda (maléfica ao organismo). Já os testes de flexibilidade e neuromusculares, têm o papel de diagnosticar o quanto a musculatura está preparada para receber os estímulos que serão proporcionados pela atividade escolhida.
De acordo com os resultados, podemos compará-los à média populacional da mesma faixa etária e sexo que a sua. A partir daí, com sua condição física mapeada, trabalharemos junto com um profissional da área da saúde, e traçaremos metas factíveis, que lhe trarão motivação e, principalmente, segurança!
Quando pensamos em atividade física é importante termos em mente que a persistência será nossa aliada constante em busca da obtenção da saúde! A avaliação física entra como ferramenta nessa busca, uma vez que nos mostrará se estamos percorrendo o caminho correto, onde ocorreram os principais erros e no que podemos melhorar. A opção é sua! Está esperando o quê?

3 comentários:

  1. Pô, Guilherme! Estou adorando os finais desses textos, que sempre terminam com essa provocação positiva: "Está esperando o quê?". Isso está virando a sua marca registrada, meu velho!

    Parabéns pela qualidade.

    abço
    Cesar Cruz

    ResponderExcluir
  2. Legal essa dica que vc deu sobre avaliação física. Sei da importância pois vc como meu personal fez minha avalição e me ajudou não só a conhecer meus limites e problemas como tb o que era necessário fazer para eu poder melhorar. Acho ótima essa iniciativa de transmitir seus conhecimentos para o bem estar das pessoas.
    Odete Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Guilherme, parabens pela sua aula de conscientização da importancia do condicionamento fisico para termos uma qualidade de vida melhor, realmente devemos não esperara o dia de amanha, pois o dia é hoje. Um grande abraços e sucesso, sucesso, sucesso.
    Eni Yasumoto

    ResponderExcluir